Presidente do TJMA recebe título de ‘Doutor Honoris Causa’

0

O desembargador Joaquim Figueiredo (presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão) foi homenageado com o título de ‘Doutor Honoris Causa’ pela Universidade Emill Brunner, em cerimônia realizada no auditório do Conselho Regional de Medicina, na noite desse último domingo (20).

A distinta honraria é a mais relevante oferecida pelas instituições de ensino superior. É um reconhecimento pela dedicação ao trabalho e pelas contribuições sociais e acadêmicas, concedido a grandes personalidades.

A titulação honorífica foi entregue pelo reitor da Universidade Emill Brunner, Ítalu Colares, que exaltou a extraordinária capacidade intelectual dos magistrados, que receberam a distinção pela relevante contribuição à Ciência Jurídica.

A entrega do título foi prestigiada por membros da comunidade jurídica maranhense e familiares dos homenageados. A noite reservou, ainda, homenagens a profissionais das áreas da saúde, educação, economia, administração e outras.

A cerimônia teve como orador oficial o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Joaquim Figueiredo.

“O título não apenas contempla quem o recebe. A outorga vai muito além da honraria, sendo uma maneira reflexa que enriquece, de forma bastante generosa, as próprias instituições a que pertencemos e onde exercemos nossas atividades profissionais, uma vez que quem está concedendo a honraria é uma instituição que se afirma como um dos pilares da produção de conhecimento no Brasil”, enfatizou.

De acordo com o presidente do TJMA, a honraria vem aumentar o entusiasmo dos homenageados pelas suas profissões. 

“A palavra entusiasmo, que nos foi legada pelos gregos no dizer do genial Pasteur, significa um “Deus Interior”. Assim, devemos manter conosco o mesmo entusiasmo de anos atrás, ensinando e aprendendo, inclusive com vários a que ensinamos, pois aprender não é um ato findo e, ao contrário, é um exercício constante de renovação”, assinalou.

De acordo com o desembargador, ao conceder o título, a Universidade Brunner reconhece que os homenageados têm dedicado a sua preciosa vida aos encantos da produção e disseminação do saber, demonstrando o valor e a grandeza da vida profissional dos homenageados que se sentem enriquecidos e honrados com a concessão da honraria.

“Estamos extremamente honrados em receber este galardão do mais alto valor! Somos gratos pelo título conferido! Ele nos enobrece por ser um gesto de grandeza a entronizar-se nos nossos corações!”, assinalou.

 

Estiveram presentes na cerimônia a Família do Des. Joaquim Figueiredo, sua senhora esposa Telma, Flávia (nora), Joaquim Figueiredo Filho e o neto João Gabriel.